Notícias

Assembleia Conjunta: AMALPA e AMM juntamente com ECOTRES, CODAP e CISAP no município de Congonhas

Assembleia Conjunta: AMALPA e AMM juntamente com ECOTRES, CODAP e CISAP no município de Congonhas 

No dia 30/06, aconteceu a Assembleia Extraordinária da AMALPA – Associação dos Municípios da Microrregião do Alto Paraopeba no município de Congonhas e contou com a participação da AMM – Associação Mineira de Municípios, do ECOTRES – Consórcio Público de Tratamento de Resíduos Sólidos, CODAP – Consórcio Público para Desenvolvimento do Alto Paraopeba e CISAP – Consórcio Intermunicipal de Saúde do Alto Paraopeba e Vale do Piranga.

Compuseram a mesa de honra o Presidente da AMALPA e Prefeito de Ouro Branco Hélio Campos, o Prefeito anfitrião Cláudio Antônio de Souza acompanhado do seu Vice-Prefeito Paulo Policarpo, o Presidente da AMM e Prefeito de Coronel Fabriciano Marcos Vinicius, o Presidente do CODAP e Prefeito de Entre Rios de Minas José Walter e o Presidente do CISAP e Prefeito de Casa Grande Luiz Otávio. 

O Presidente da AMALPA e Prefeito de Ouro Branco Hélio Campos deu início a sua fala demonstrando bastante satisfação em presidir uma assembleia tão importante para o desenvolvimento regional: “É de suma importância a união das associações com os consórcios, para participarem ativamente da elaboração e do cumprimento de políticas públicas do desenvolvimento da região, nós temos muitas pautas que são totalmente comuns aos municípios, e essas pautas têm que ser discutidas e implementadas juntas”.

O Prefeito de Congonhas Cláudio Antônio de Souza destacou a importância as pautas trazidas para a reunião, que mostram o atual momento vivido pelas prefeituras: “Congonhas fica honrada de sediar esse evento, trazendo aqui órgãos como a AMALPA, AMM e os consórcios, todos representando os interesses do municipalismo como um todo aqui em nossa região”.

O Presidente da AMM e Prefeito de Coronel Fabriciano Marcos Vinícius destacou a importância do associativismo, além de enaltecer a iniciativa da AMM de aproximar ainda mais das microrregionais e incentivar a implantação de consórcios, diante da nova lei das associações, que entra em vigor em maio de 2024: “Esses entes associativos devem estar juntos, fortalecidos. Mesmo com a nova lei de associações, elas continuarão a ter um papel importante na unificação das demandas dos municípios. Esta lei veio para fortalecer as associações e nós usamos cada vez mais os municípios juntos. Quem é executivo, é executivo. O consórcio vai executar a missão para a qual ele foi criado. A finalidade dele é executar. Mas quem é a mente que pensa, a mente que articula as políticas públicas, é a associação, que deve estar cada vez mais fortalecida. Eu digo isso sempre”

O Presidente do CODAP e Prefeito de Entre Rios de Minas José Walter destacou que as associações podem trabalhar juntas e aliar forças com os consórcios intermunicipais. “Só com os municípios unidos, as microrregiões fortes na sua representatividade, é que vamos conseguir, realmente, trazer para os municípios recursos e tecnologia e conhecimento para o seu desenvolvimento.”

Foram apresentados os serviços oferecidos pela AMM e pela CNM, com destaque para a apresentação do Observatório AMM pelo coordenador de Estratégia e Gestão da AMM, Vladimir Azevedo.

O Prefeito de Coromandel Fernando Breno apresentou a prática vencedora no eixo saúde do 11º Prêmio Mineiro de Boas Práticas na Gestão Municipa denominada “Setor Psicossocial da Saúde: a população com voz e vez”.

O especialista e consultor jurídico do Conasems Tadahiro Tsubouchi palestrou sobre os desafios na utilização e prestação de contas nos recursos da saúde, dando destaque ao piso salarial da enfermagem. 

Estiveram presentes os Prefeitos de Casa Grande Luiz Otávio, de Cristiano Otoni Carlos Roberto, de Conselheiro Lafaiete Mário Marcus representado pelo Vice-Prefeito Marco Antônio, de Coronel Fabriciano Marcos Vinícius, de Coromandel Fernando Breno, de Entre Rios de Minas José Walter, de Ouro Preto Ângelo Oswaldo representado pela Vice-Prefeita Regina Braga, de Ouro Branco Hélio Campos, de Itabirito Orlando Caldeira representado e de Queluzito Danilo Albuquerque. 

Fonte:  PARTICIPE-POVO