Notícias

Último trecho dos “Caminhos de São Tiago” foi inaugurado no domingo.

No domingo, dia 25 de julho, aconteceu o último lançamento do “Caminhos de São Tiago”. Em Ritápolis, pela manhã, ocorreu a entrega dos símbolos entre os prefeitos e dos passaportes aos ciclistas, modalidade escolhida pela cidade para inaugurar o trecho. Em São Tiago, a cerimônia teve início ao meio-dia. A conhecida Terra do Café com Biscoito celebrou o dia do Padroeiro, São Tiago Maior, Santo que batiza o Projeto.

Dentre as autoridades presentes estavam o prefeito de Casa Grande, Luiz Otávio Gonçalves, e o chefe de seção de Cultura, Marcelo Camargos; o prefeito de Queluzito, Danilo Albuquerque; a superintendente de marketing turístico da Secult-MG, Fernanda Heloíse Fonseca; o lafaietense e idealizador do projeto, Dr. Elias de Lima, o presidente da Federação dos Circuitos Turísticos de Minas Gerais e gestor do Circuito Trilha dos Inconfidentes, Marcus Januário. Pela IGR Circuito Turístico Villas e Fazendas, a diretora presidente Tatiana Rezende e a gestora Sidnéia Martins. 

Projeto

Entre os dias 21 e 25 julho, os “Caminhos de São Tiago” foram inaugurados nos 10 municípios que o compõem: Ouro Branco, Conselheiro Lafaiete, Casa Grande, Queluzito, Entre Rios de Minas, Resende Costa, Lagoa Dourada, Coronel Xavier Chaves, Ritápolis e São Tiago. Em todos eles, o lançamento contou com a participação de autoridades e de peregrinos de diversas modalidades, como ciclistas, cavaleiros e caminhantes, que receberam passaportes carimbados. De um trecho a outro do caminho, eles vivenciaram as emoções de percorrerem o maior roteiro turístico, cultural e religioso entre Circuitos Turísticos de Minas Gerais.

O Projeto é gerido pelas IGRs Circuito Villas e Fazendas e Circuito Trilha dos Inconfidentes, com o apoio do Circuito do Ouro, e patrocinado pelos municípios integrantes. O objetivo é fomentar o comércio local e valorizar a cultura e a história dessas cidades.

Segundo a presidente do Circuito Villas e Fazendas, Tatiana Rezende, “foram cinco dias intensos, de muito trabalho e dedicação da equipe técnica dos Circuitos Turísticos, de voluntários. Porém, o Projeto seguiu etapas que vêm de anos de planejamento e é extremamente gratificante ver o Caminho pronto para receber visitantes”.

Por que fazer?

O “Caminhos de São Tiago” têm extensão de 274 km e pode ser feito a pé, a cavalo, de bicicleta, motocicleta e carro com tração 4×4. Desbravar os municípios por rotas alternativas, demarcadas e pensadas para levar o turista a conhecer lindas paisagens e o povo acolhedor da região, sem dúvida, será uma oportunidade única e inesquecível.